sábado, 22 de setembro de 2012

AMBROSIA

Atendendo a pedidos, vou tentar explicar aqui como eu faço a ambrosia. Como já falei, eu tenho o meu jeito de fazer determinadas receitas que, às vezes, não é da forma tradicional. Não é difícil, mas também não é rápido...

Durante a minha infância e adolescência sempre comi ambrosia, feita por meu pai. Só que a gente chamava "doce de leite". Eu adorava, mas nunca me interessei em aprender a fazer.

Aprendi com minha sogra. Só que ela, assim como meu pai, fazia com leite talhado. Ficava um pouquinho azedo, mas gostoso.

Com minha amiga Lucinha, aprendi a dosar os ingredientes - leite, açúcar e ovos. Depois resolvi que, ao invés de usar o leite talhado, usaria o leite novo com algumas gotas de limão para dar uma "talhadinha" rápida e não ficar com gosto de azedo, e sim com o saborzinho do limão... Deu muito certo.

Minha ambrosia não fica com flocos de ovos nem leva leite condensado.

Então, vamos lá.
  • 2 litros de leite (pode ser tetra pak)
  • suco de meio limão
  • 4 xícaras de açúcar 
  • 6 ovos
  • cravo da Índia a gosto
Use uma panela grande porque, quando o leite ferve, cresce na panela e pode derramar. Todo cuidado é pouco; tem de ficar de olho o tempo todo...
Use uma colher de pau e deixe dentro da panela enquanto durar a fase de fervura. Ajuda o leite a não "subir" tanto.
  1. Coloque o leite na panela, leve ao fogo e acrescente o suco de limão.
  2. Deixa só amornar um pouco, apague o fogo e cubra a panela.
  3. Depois de 10 a 15 minutos, acescente o açúcar e misture bem com a colher de pau, até ser totalmente absorvido pelo leite.
  4. Junte os cravos e acenda novamente o fogo.
  5. Enquanto isso, bata os 6 ovos. Primeiro as claras, depois gemas. Não precisa bater as claras em neve, mas devem ser bem batidos.
  6. Despeje os ovos na panela com o leite, ainda sem ferver, e misture bem com a colher de pau para incorporar bem.
  7. Acompanhe de perto porque durante algum tempo o leite vai ficar subindo na panela. Tem de mexer, abaixar o fogo. Às vezes, até, desligar para baixar. Ligar novamente, acompanhar mexendo sempre.  Não pode deixar os ovos "coalharem", tem de mexer para misturar bem.
  8. Aos poucos, vai parando de subir e começam a se formar os flocos. Vai usando a colher de pau para raspar os lados e o fundo da panela para não grudar, mexendo delicadamente.
  9. Isso dura 1 hora ou mais um pouco...
  10. Os flocos vão ficando mais evidentes e o líquido vai secando (sempre usando a colher de pau para não grudar).
  11. O ponto é quando o caldo fica transparente. Se quiser com caldo, pode apagar o fogo. Se quiser mais seca, deixa apurar mais um pouco.
  12. Deixa esfriar um pouco, coloca numa compoteira e leva à geladeira.
Aconselho a aproveitar para fazer alguma coisa na cozinha enquanto faz o doce. Não dá para sair e voltar. Tem de acompanhar o tempo todo.




5 comentários:

  1. Gostei. Fiz com leite natural e abreviado com gotas de limão, para dar o ponto (corte). Ficou supimpa. Mas aqui não dura dois dias, acaba logo.

    ResponderExcluir
  2. Oi fiz uma mas ficou muito seca como faço para arrumar vc sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, Angelica. Nunca fiz ficando seca. Acho que é melhor fazer uma calda não muito grossa, com duas xícaras de água e uma de açúcar. Ferve por uns 15 minutos, mistura com a ambrosia pronta e deixa ferver mais uns 5 minutos.
      Depois me diaga se deu certo.

      Excluir
  3. Bom dia.
    Meu sobrinho fez, mas deixou secar demais. da pra fazer mais valerá separada e juntar na ambrosia??

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Faço do mesmo jeito que você Amiga, só acrescento um pouco mais do suco do limão e raspas também. Delicioso!!!

    ResponderExcluir