domingo, 9 de junho de 2013

PUDIM DE LEITE


Fiz um pudim de leite, bem básico, e postei a foto no Facebook, sem maiores pretensões. E não é que apareceu gente querendo a receita? Principalmente da calda. 
Pensei até que já havia postado aqui no "Marmita", mas não... 

Então, atendendo a pedidos, lá vai a receita do Pudim de Leite com dicas para a calda (a que eu fiz ficou tão bonita... pena que não fiz foto.)

O pudim é simplérrimo:

  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite (mesma medida da lata de leite condensado)


  1. Prepare a calda
  2. Preaqueça o forno médio (180 C).
  3. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea (mais ou menos 2 minutos).
  4. Despeje na forma caramelizada e cubra com papel alumínio.
  5. Asse em banho-maria por uma hora, ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
  6. Leve à geladeira por 4 horas antes de desenformar e servir.
  7. Para desenformar o pudim com mais facilidade, ponha a forma em uma vasilha com água quente por 30 segundos, isso vai ajudar o pudim a se soltar da forma porque derrete um pouquinho a calda.

E a calda?

Uma pequena dificuldade para quem não tem muito jeito na cozinha é caramelizar a forma. 
Existem 3 formas de fazer a calda. Descubra a melhor para você.

Tradicional: coloque numa panela 1 xícaras de açúcar e meia de água, mexa e leve ao fogo. Quando estiver fervendo bem,  mexa devagar com uma colher e abaixe o fogo. Vá acompanhando  até virar uma calda meio escura (sem queimar). Fica cor de guaraná.  Despeje e espalhe na forma de pudim.
Prática: (esta é mais arriscada) coloque uma xícara de açúcar na forma para pudim de alumínio e leve-a diretamente ao fogo, mexendo de vez em quando até virar calda. Segure com uma luva térmica e espalhe a calda por toda a forma. Vá virando a forma e ajudando com a colher, até espalhar bem.
Microondas: esta eu fazia quando tinha a forma de vidro. Colocava uma xícara de açúcar e meia de água e ia colocando de 2 em 2 minutos até dar o ponto de calda. Depois espalhava por toda a forma e fazia e pudim no fogo mesmo.
     A forma quebrou e eu nunca mais achei para comprar (se alguém souber onde tem, me avisa!)
Dica: Você pode optar por não fazer a calda e comprar uma lata de ameixa em calda e despejar por cima depois de pronto. Mas para isso você terá de untar a forma com manteiga e polvilhar com um pouco de açúcar para facilitar.
      Quando eu uso a ameixa em calda, eu sempre coloco para ferver com mais um pouco de açúcar para engrossar um pouquinho.

Quem fizer depois da minha dica, conta pra mim, tá?

Um comentário: