segunda-feira, 19 de setembro de 2011

BACALHAU COM ALHO-PORÓ E BATATA-DOCE


Esta receita foi uma colega de trabalho, Yonara, que me passou no intervalo de um treinamento que fizemos juntas. Nem anotei. Apenas pela descrição imaginei que seria muito bom... memorizei tudo porque sou fã de bacalhau.
No último final de semana, ia fazer uma das minhas costumeiras receitas de bacalhau quando me lembrei dela.
Ficou uma delícia mesmo! Por isso, decidi compartilhar.

Eu fiz apenas para mim e meu marido. Porém, para 4 a 5 pessoas, você vai precisar de:
  • 400 g de batata-doce
  • 1 colher de chá de noz moscada ralada
  • 1 alho-poró
  • 1 cebola média
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 500 g de bacalhau dessalgado em lascas
  • 1 lata de creme de leite
  • Azeite de oliva a gosto
  1. Lave bem e cozinhe a batata-doce com água e sal até que fique macia.
  2. Descasque e amasse bem até obter um purê firme, acrescente a noz moscada, duas colheres do creme de leite e reserve.
  3. Corte a parte branca do alho-poró em fatias bem fininhas, assim como a cebola.
  4. Misture e refogue na manteiga até ficar transparente.
  5. Junte o bacalhau e refogue por 2 minutos.
  6. Acrescente o creme de leite e refogue por mais 3 minutos.
  7. Corte a parte verde do alho-poró em tiras finas e compridas e frite-as rapidamente no azeite quente até murcharem.
Montagem
  1. Coloque num refratário o purê de batata-doce e coloque o bacalhau refogado sobre ele.
  2. Arrume por cima o alho-poró em tirinhas e regue com o azeite.

Obs.: Para facilitar seu trabalho, faça o que eu fiz: preparei o purê um pouco mais cedo e só refoguei o bacalhau na hora de ir para a mesa porque é rapidinho. Então, esquentei novamente o purê no micoondas e montei o prato.

Acompanha arroz branco.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário