quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Queijadinha com queijo do reino




O queijo-do-reino é um queijo meio duro, bem amarelo, em formato esférico, com a casca avermelhada.
Segundo consta, a Corte Portuguesa quando aqui esteve mandava vir da Holanda o queijo Edam para seu consumo. A partir de 1880, produtores brasileiros de Minas Gerais passaram a produzir um queijo inspirado no Edam que, por ser consumido pelos nobres do reino, recebeu o nome de “queijo do reino”.
Algum tempo depois o consumo se popularizou e hoje é amplamente consumido, principalmente na região Nordeste, nas épocas de Natal e de Festas Juninas. Normalmente é vendido uma embalagem de lata. Por isso, é também conhecido como “queijo de cuia”.
Como boa baiana que sou, na minha casa não falta o “queijo de cuia” nas festas de final de ano. Só que eu sempre usei apenas fatiado, como recheio de pão.
Descobri dois dias antes do Natal essa receita de queijadinha e resolvi testar. Ficou muito boa, elogiada por todos. Já fiz duas vezes. Resolvi divulgar, caso alguém queira fazê-la para o final de ano.


• 1 lata de leite condensado
• 1 lata de leite
• 1 xícara de açúcar
• 1/2 xícara de farinha de trigo
• 5 ovos
• 300 gramas de queijo do reino ralado (Eu não ralo, corto em pedaços pequenos e bato rapidamente no liquidificador)
• 100 gramas de coco ralado

1. Depois de bater o queijo no liquidificador, acrescente os outros ingredientes, exceto o coco, e bata por cinco minutos.
2. Depois despeje em uma tigela. É normal ficar ralo! Não se preocupe, a massa só encorpa depois de assada.
3. Adicione o coco, mexa, despeje em um tabuleiro untado com margarina e asse por cerca de 40 minutos em forno médio (180º).
4. Tire do forno, espere esfriar e corte a queijadinha em quadrados.


Prepare-se para os elogios.

2 comentários:

  1. Aqui foi "feimês" para experimentarmos, Mas quem fez infelizmente não experimentou. Eu comi tudin que estava na travesinha. KKKKKKK Fazer o que? Fazer mais, uai! Quem manda fazer pouco?

    ResponderExcluir