domingo, 12 de junho de 2011

Camarão Especial

Vou começar com a minha receita de maior sucesso entre as minhas amigas, amigos de meus filhos, de minhas noras, que tem o pomposo nome de "Camarão ao molho de queijos", mas é facílimo de fazer (desde que os camarões já estejam descascados e limpos).
Descobri a receita em uma viagem que fiz a Natal, a capital do camarão.
Quando eu faço esse prato, sempre tem alguém que me pede a receita e que depois me liga para dizer que fez e recebeu elogios. Por isso, além da receita, vou dar o "pulo do gato".
Para 4 pessoas, você vai precisar de:
- 1 Kg de camarão médio já limpinho
- Sal e alho a gosto
- 1 cebola pequena picadinha
- 2 colheres de manteiga
- 1 copo de requeijão cremoso
- meio copo de cheddar cremoso
- meia caixinha de creme de leite
Você vai temperar o camarão com sal e alho, mais ou menos meia hora antes de preparar.
Pode fazer na hora de servir, quando todos estiverem petiscando enquanto esperam o almoço, ou jantar...
Coloque na panela uma colher de manteiga e metade da cebola picada, refogue até a cebola ficar transparente (1 minuto, mais ou menos). Acrescente os camarões, evitando colocar o líquido que se formou na vasilha em que estava. Refogue, mexendo até ficar todo cor de rosa (uns 3 a 4 minutos). Retire e reserve em outra vasilha.
Na mesma panela, coloque a outra colher de manteiga e o restante da cebola picada. Mais uma vez, refogue até a cebola ficar transparente. Acrescente o requeijão e o cheddar, misturando bem. Quando começar a ferver, coloque o creme de leite e misture bem.
Retorne os camarões para a panela. E agora, o pulo do gato: sempre se forma um líquido no camarão reservado. Por isso, pegue os camarões com uma escumadeira ou escorra antes de retornar para a panela. Se não fizer isso, ao invés de um creme, você terá uma sopa.
Agora misture bem, verifique o sal e... pronto!
Sirva com arroz branco e prepare-se para os elogios.
Achou muito calórico? Use os queijos e o creme de leite light.


8 comentários:

  1. Só de ler deu água na boca! Acho que vou tentar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ângela, adorei seu blog, as receitas parecem ser muito gostosas e fáceis. Vou experimentar todas... Com o tempo é claro! Continue passando para nós essas gostosuras. Soraia.

    ResponderExcluir
  3. Angela,

    Vou fazer este camarão, tenho certeza que ficará ótimo. Só achei meio calorico. Seguindo sua dica vou usar as versões light. Será que o cheddar tb tem light?
    abraço.

    ResponderExcluir
  4. Pat, essa é minha receita de maior sucesso. Tenho certeza de que você vai adorar e receber elogios.

    ResponderExcluir
  5. Fiz hoje e vim dar meu depoimento!
    Preciso dizer que eu sou mesmo uma negação na cozinha!!! (Não sei que tamanho tem uma cebola pequena e nem tenho noção de quanto sal e alho leva uma comida com "sal a gosto")Mesmo assim me arrisquei e deu super certo! A cara e o cheiro estavam ótimos, o pessoal aqui de casa comeu e disse que o sabor estava uma delícia! Ou seja, se eu consegui, todo mundo consegue!

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, Liane. Começou bem, não desista.
    Que tal dar uma olhadinha na receita de Torta Búlgara que postei hoje?

    ResponderExcluir
  7. Olá Dona Angela,
    Trabalho com seu filho, Vladimir, aqui em Brasília. Ele trouxe, de presente, para mim alguns camarões. Não fazia a menor ideia de como fazê-los. Então, ele me indicou esta receita e só tenho uma coisa a dizer: PARABÉNS! Ficou muiiiito bom. Estou aqui passando mal, no bom sentido, de tanto comer. Gostei muito mesmo da receita e minha mulher, mesmo não gostando muito de camarão, aprovou a receita.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Junio. Espero que você e sua mulher experimentem outras receitas e que também gostem.

    ResponderExcluir