quarta-feira, 15 de junho de 2011

Enformado de Ricota

Esta receita acho que encontre em uma daquelas revistinhas vendidas em supermercados. Simpatizei com ela e resolvi preparar para meus filhos. Como gostaram, repeti algumas vezes. Porém, há algum tempo não a fazia.
Ontem, meus colegas de trabalho pediram para eu levar um "lanchinho" para eles e eu me lembrei do enformado de ricota. Levei hoje e todo mundo gostou (acho que não houve falsidade, só para me agradar, porque alguns pediram a receita...)

Como eu acho que é realmente muito pratico e gostoso, lá vai a receita.
Para 6 pessoas, a massa leva:
- 400g de ricota fresca
- 1 xícara de leite
- 2 ovos
- 1 colher de chá de sal (ou mais um pouco, se gostar)
- 1 colher de chá de orégano
Para o recheio, você pode usar vários ingredientes que usamos normalmente em pizza.
Nesta que fiz ontem, eu usei:
- 200g de presunto picado (misturei presunto e blanquet de peru)
- 100g de mussarela picada
- 1 tomate, 1/2 cebola e 1/2 pimentão picados
- Azeitonas verdes e pretas picadas
- Alcaparras bem picadinhas
Fica a seu critério. Use sua criatividade para acrescentar ou excluir ingredientes.
Misture tudo, acrescente orégano e reserve.
Antes de preprar a massa ligue logo o forno.
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador.
despeje a massa sobre a mistura reservada e misture bem.
Unte com margarina uma travessa refratária média, despeje a mistura e leve ao forno médio para assar até a massa ficar firme (cerca de 25 a 30 minutos).
Bom apetite!

4 comentários:

  1. rsrsrs! Não se preocupe com as falsidades, o que importa são os elogios. O enformado é maravilhoso, já comi muito domingo à noite. Nota 10.

    ResponderExcluir
  2. Esse enformado é simplesmente maravilhoso!
    Se foi falsidade, foi a falsidade mais sincera e gostosa que já provei em todos os tempos! (é claro que depois do estrogonofe de chocolate....hummm) rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Lanchinho sensacional! Leve e gostoso!

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer essa receita hoje!!!!

    ResponderExcluir