domingo, 24 de julho de 2011

PAELLA

Eu não ia postar essa receita por achar que não era compatível com o propósito do blog - comidas práticas e rápidas. Acho que era porque eu sempre fiz para um número grande de pessoas, em eventos especiais.
Porém, no último final de semana, resolvi fazer para mim, meu marido e um primo dele que almoçou conosco. Foi tão prático, gente, que resolvi compartilhar.
Aprendi a fazer paella com uma amiga, Ivete, que, por sua vez, aprendeu com a irmã que mora na Espanha. Ela não me deu a receita - foi preparando na minha fente para que pegasse cada detalhe.
Sempre que eu fazia para muita gente, comprava cada ingrediente separado, temperava separado e refogava separado...
Dessa vez, comprei o "Kit Paella" no supermercado, que já vem com o sachê de tempero. O resto foi fácil, fácil.
Confira a receita para quatro pessoas:
  • 1 Kit paella de 1 Kg - vem com camarão, lula, polvo e mexilhões e o sachê já contém açafrão, tempero fundamental da paella.
  • 300g de peito de frango - cortado em cubos pequenos
  • Alho e sal a gosto
  • 1 cebola grande picada
  • Óleo para refogar
  • Pimentão verde e vermelho picados
  • 1 xícara de ervilhas verdes congeladas
  • Tempero verde picado (coentro e cebolhinha)
  • 500g de arroz arbório (se não tiver, use arroz branco normal, não parboilizado)
  1. Tempre os ingredientes do kit com alho e sal a gosto (eu acrescentei mais um pouco de camarão com casca que já tinha em casa, porque além de ficar mais gostoso, fica mais bonito)
  2. Tempere também com alho e sal o peito de frango
  3. Refogue parte da cebola no óleo e acrescente o frango, refogando por cerca de 5 minutos
  4. Retire e coloque na panela onde irá preparar a paella
  5. Refogue agora os ingredientes do kit por uns 3 minutos e também coloque na panela
  6. Coloque 8 xícaras de água para ferver em uma vasilha separada
  7. Leve a panela com os ingredientes refogados ao fogo e acrescente o arroz e o tempero do sachê, misturando para refogar bem. Se desejar, coloque mais uma colher de chá de açafrão para ficar bem amarelinho.
  8. Acrescente os pimentões picados e as ervilhas. Misture.
  9. Acrescente metade da água quente, mexa e tampe a panela, deixando uma abertura para sair o vapor.
  10. Mexa de vez quando, provando e corrigindo o sal e verificando a textura do arroz, acrescentando água aos poucos, até ficar macio.
  11. Acrescente o tempero verde picado, misture e tampe a panela.
  12. Aguarde uns 10 minutos e sirva.
Só isso!

Dicas:
A panela deve ser mais aberta do que funda.
Durante o cozimento, para corrigir o sal, uso caldo de galinha.
À vezes, coloco também azeitonas verdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário